No sábado, Atenas recebe a iniciativa "Marxism 2010", que também culminará num comício com a presença de Alex Callinicos, do SWP britânico, Alain Krivine, do NPA francês e o dirigente bloquista Renato Soeiro, para além de representantes do Die Linke Alemão e da esquerda anticapitalista grega.
Este fim de semana, dezenas de activistas do Bloco rumam a Madrid para a cimeira alternativa dos povos "Enlazando Alternativas" que decorre em paralelo com a cimeira da União Europeia com os países da América Latina. Entre as múltiplas iniciativas, está prevista uma sessão do Tribunal Permanente dos Povos para "denunciar publicamente os crimes cometidos pelas empresas transnacionais e os impactos das suas actividades sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais". Este Tribunal já denunciou em sessões anteriores (Viena/2006 e Lima/2008) os atropelos aos direitos humanos cometidos na América Latina por empresas como a Repsol, Unilever, Suez, Shell e ABN-AMRO, entre outras.
Na noite de sábado, realiza-se um comício/festa promovido pela Izquierda Anticapitalista, que convidou dirigentes da esquerda europeia e dos movimentos sociais latino-americanos. Francisco Louçã e Olivier Besancenot são dois dos oradores, a par de políticos e sindicalistas do Brasil, México, Equador e Venezuela.
Sem comentários:
Enviar um comentário