A Alemanha estaria a atacar a economia espanhola como forma de camuflar as dificuldades do seu próprio sistema bancário.
ARTIGO | 21 JUNHO, 2010 - 18:18
A Alemanha tem tentado desviar as atenções da debilidade do seu próprio sistema bancário com ataques à economia espanhola.
A imprensa espanhola tem denunciado o disputa entre Berlim e Madrid. Segundo o El País, a Alemanha tem tentado desviar as atenções da debilidade do seu próprio sistema bancário com ataques à economia espanhola.
Em contra-ataque, a Espanha iniciou uma ofensiva para obrigar a União Europeia a publicar uma avaliação sobre o nível de solvência de suas instituições financeiras, contra a vontade de muitos países, em particular da Alemanha.
No último dia 17, a Alemanha acabaria mesmo por ceder, isto após o banco central espanhol ter anunciado que iria divulgar estes resultados, “de modo a esclarecer todas as dúvidas sobre a real situação do sistema bancário espanhol”. Os testes viriam a mostrar que, embora o sistema financeiro espanhol tenha sido bastante afectado pela crise, foi um dos que sofreu menos na União Europeia.
Para se ter uma ideia, dos 40 bancos que solicitaram ajuda directa à Bruxelas nenhuma entidade tinha sede na Espanha, ao passo que em países como a Alemanha, o Reino Unido, Benelux e Irlanda fizeram10, 5, 6 e 4 respectivamente.
Um particular destaque foi dado aos bancos Santander e BBVA que tiveram as melhores notas na avaliação conduzida pelo Comité Europeu de Supervisores Bancários. A informação foi avançada durante a reunião bilateral entre o primeiro-ministro espanhol, José L. Zapatero, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron.
TERMOS RELACIONADOS:
Sem comentários:
Enviar um comentário