domingo, 10 de junho de 2012

Eleições francesas: primeira volta deu uma clara vantagem aos candidatos do PS e aos seus aliados

Segundo noticia o Le Monde, a primeira volta deu uma clara vantagem aos candidatos do PS e aos seus aliados, com um total de 40,1% dos votos para os socialistas e os Verdes. Jean-Luc Mélenchon, da Frente de Esquerda, perdeu contra a líder da extrema-direita Marine Le Pen e não irá à segunda volta. Em atualização.
Foto de GUILLAUME HORCAJUELO, Lusa/EPA.
De acordo com as últimas projeções do Ipsos para o Le Monde, Radio France e France Télévisions, o Partido Socialista de François Hollande, Partido Radical de Esquerda, Movimento Republicano e Cidadão (do ex-dirigente do PS Jean-Pierre Chevènement ) e diversos pequenos partidos da esquerda obtiveram 34,4% dos votos.
A União para um Movimento Popular, de Nicolas Sarkozy, o Novo Centro, o Partido Radical Valoisien (PRV), a Aliança Centrista (AC), e diversos pequenos partidos de direita obtiveram, por sua vez, 34,6% dos votos.
Os Verdes registaram 5,7% da votação, a Frente de Esquerda de Jean-Luc Mélenchon 6,8%, a Frente Nacional de Marine Le Pen 13,7%, o Movimento Democrático (Modem) 1,7%.
A percentagem alcançada por outros partidos de extrema esquerda foi de 1%, de diversos partidos da extrema direita de 0,2%, e outros partidos registaram 1,9% da votação.
Traduzido em termos de lugares na Assembleia Nacional, a esquerda parlamentar obteria, com estes resultados, entre 310 a 356 lugares: 275 a 305 para o Partido Socialista, 10 a 14 para o Partido Radical de Esquerda, 3 a 5 para o Movimento Republicano e Cidadão, 10 a 15 para os Verdes e 12 a 17 para a Frente de Esquerda.
Já a direita parlamentar só obteria entre 224 a 261 lugares: 205 a 235 para a União para um Movimento Popular, 15 a 19 para o Novo Centro e a Aliança Centrista, 4 a 7 para o Partido Radical Valoisien e 0 a 2 para a frente nacional.
A participação da população francesa nestas eleições terá sido de 57,15%, tendo a abstenção superado os níveis atingidos nas eleições de 2007.
Marine Le Pen derrota Mélenchon
Em Hénin-Beaumont, 11.ª circunscrição do Nord-Pas-de-Calais, no norte do país, Marine Le Pen liderou com 42,36% dos votos, contra os 23,50% alcançados pelo socialista Philippe Kemel e os 21,48% de Mélenchon.
O líder da Frente de Esquerda anunciou a sua própria derrota e retirou-se a favor do socialista que enfrentará a líder da Frente Nacional no próximo domingo.
A ex-ministra comunista Marie-George Buffet agradeceu este domingo a Jean-Luc Mélenchon por travar uma "batalha de valores" contra Le Pen em Pas-de-Calai

Sem comentários:

Enviar um comentário