quinta-feira, 7 de abril de 2011

Governo vai diminuir número de entradas gratuitas nos museus e palácios nacionais

Instituto dos Museus e da Conservação, organismo do Ministério da Cultura, está a estudar a possibilidade de reduzir as entradas gratuitas nos museus e palácios nacionais a um domingo por mês e não todos os domingos. Preço dos bilhetes também deverá ser actualizado.
Palácio Nacional da Ajuda. Foto de Aires dos Santos.
Palácio Nacional da Ajuda. Foto de Aires dos Santos.
O director do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), João Brigola, afirmou na passada terça-feira ao jornal Público que este organismo, criado no âmbito do Ministério da Cultura, está a preparar medidas para reduzir o número de entradas gratuitas nos museus e palácios nacionais, se possível já a partir do verão.
Segundo João Brigola, o objectivo desta medida, que prevê a redução das entradas gratuitas a um domingo por mês e não todos os domingos, prende-se com o aumento das receitas em 800 mil euros.
O director do IMC explica que "na situação em que estamos, o país não se pode dar ao luxo de ter níveis tão elevados de gratuitidade".
Apesar de os museus e palácios nacionais terem perdido, entre 2009 e 2010, 13.620 visitantes (0,5 por cento do total), conforme dados apresentados pela própria Divisão de Documentação e Divulgação do IMC, o que poderá ter resultado da ligeira redução das entradas gratuitas já introduzida em 2010, João Brigola não teme nova diminuição de visitas em 2011.
Certo é que o acesso à cultura, principalmente entre as classes mais desfavorecidas, e a revitalização dos palácios e museus portugueses não parece constituir uma prioridade para o Ministério da Cultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário