Grupo Prisa, dono da TVI, anunciou, esta terça-feira, que irá despedir 18% da sua força de trabalho. Esta reestruturação irá afectar 2500 trabalhadores, 2000 em Espanha e 500 em Portugal e América.
A reestruturação que irá afectar 2500 trabalhadores decorre da entrada do fundo de investimento norte-americano Liberty Acquisition Holdings na sua estrutura accionista, o que permitirá um aumento de capital de 650 milhões de euros.
Segundo noticia a agência EFE, o Grupo Prisa, que tem uma participação de 95 por cento na Media Capital, empresa que detém a TVI, a Rádio Comercial, a M80, a CidadeFM, a RomânticaFM, a Best Rock e o site de rádio online Cotonete, e que detém ainda, entre outros, o portal IOL, e os sites Agência Financeira, MaisFutebol e PortugalDiário, vai implementar um plano de reestruturação em todo o mundo que irá afectar cerca de 2500 trabalhadores, ou seja, 18 por cento do pessoal. Em Espanha serão despedidos cerca de 2.000 trabalhadores e 500 em Portugal e na América, adiantou o grupo Prisa em comunicado.
Esta reestruturação decorre daentrada do fundo de investimento norte-americano Liberty Acquisition Holdings na sua estrutura accionista, o que permitirá um aumento de capital de 650 milhões de euros. Em novembro de 2010, o administrador-delegado do grupo, Juan Luis Cebrián, já tinha anunciado que 95 milhões de euros do aumento de capital seriam utilizados no plano de reestruturação.
A negociação com os sindicatos só agora foi iniciada e deverá estar concluída até finais de fevereiro ou início de março.
Representantes do grupo espanhol esclarecem que estes cortes serão concretizados, sempre que possível, através de acordos de reformas antecipadas ou "baixas voluntárias" ou através da fusão e externalização de serviços. O grupo Prisa assume ainda que o número de trabalhadores abrangidos pelos cortes poderá vir a ser superior aos 2500 anunciados.
Com este plano de reestruturação, o grupo Prisa "pretende o correcto dimensionamento das equipas, a racionalização dos recursos, a homogeneização e centralização dos processos de natureza global".
Sem comentários:
Enviar um comentário