A paralisação dos maquinistas da CP contra o bloqueio negocial do acordo de empresa vai afectar fortemente a circulação de comboios, sobretudo na terça-feira.
Na próxima terça-feira, só a partir da tarde é que alguns comboios começam a partir. Foto JoCampos/Flickr
A greve tem início às 20h de segunda e vai até às 20h de quarta-feira, mas só os turnos que abranjam o período das 5h às 10h da manhã de terça-feira farão greve a todo o trabalho. Fora desse período, a greve abrange apenas a prestação de trabalho extraordinário, em dia de descanso semanal, ou com falta do repouso mínimo previsto no actual acordo de empresa.
Os maquinistas exigem dos conselhos de administração da CP EPE e da CP Carga SA "a negociação de um acordo para 2010 que permita a paz laboral nas empresas" e tenha em conta "os ganhos de produtividade da carreira e ainda o cumprimento dos acordos em vigor".
O decretar desta greve que na prática vai interromper a circulação ferroviária no país na terça-feira é justificada pela "continuação da negação destes direitos dos trabalhadores e o consequente bloqueio das negociações por parte das administrações destas empresas e da respectiva tutela/governo", diz o Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses.
Sem comentários:
Enviar um comentário